quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Tola Mania de Não Se Preocupar Com o Presente...




Você vive pensando no passado ou/e no futuro? Recordando tudo que já viveu e queria viver de novo? Ou você é desses ou dessas que fica pensando no que você fará no futuro? Pensa. Responda pra mim. Mentalmente ou em voz alta, mesmo que eu não vá ouvir daqui. (Pode falar nos comentários tá?) E quem aí vive de presente? Sem pensar no que foi e sem pensar no que virá? Que vive cada segundinho, que curte cada momento sem comparar com passado e sem pensar no que vai acontecer? Tá de parabéns, você é raro.

Temos uma mania insuportável de nos prender ao passado com medo da novidade, com medo do que pode acontecer. Então vivemos tipo numa redoma, vivendo só o que aconteceu, vivendo só o que deixou uma lembrança boa em nós. Ou até nas lembranças ruins, por medo de acontecer novamente. E a gente esquece que estamos no presente, que a vida é aqui, agora, nesse minuto. Que ela não espera a gente desapegar do que passou e do que aconteceu e acabou. A gente vive preso a querer que aconteça novamente, igual foi um dia. Mas aí vem Lulu Santos, genial adoro esse cara, que diz: "Nada do que foi será, de novo do jeito que já foi um dia...". Infelizmente, o presente não vai ser igual ao passado. Tá, que muitas vezes todos nós queremos reviver um momento. Nem que seja aquele momento que você comia um lanche na cidade pra qual viajou da última vez. Mas no momento, você não pode voltar a cidade e comer novamente o lanche. E aí você vai fazer greve de fome e não vai comer nada porque não tem o lanche da cidade X agora? É isso que praticamente se faz da vida quando se apega demais ao passado. A gente estaciona. Para. Não vai pra frente. Nem pra trás. Você fica esperando que o passado volte. Aquela esperança no fundo do peito. E não vive o presente. Esquece dele real! 

Isso acontece também quando nos apegamos demais ao futuro. Planejamos N coisas pra fazer amanhã, depois, quando se formar, quando ficar rico, quando emagrecer, quando mudar a cor do cabelo (isso vai pra mulheres), quando comprar um carro, quando trabalhar, quando a vaca for pro brejo, quando não existir mais corrupção, quando, quando, quando... É tanto "quando" que a gente planeja, é tanto "quando" que existe nas nossas vidas. É um tal de adiar tudo na vida "pra quando" tal coisa acontecer. E planejamos tanto que a gente não dá conta de fazer quando a tal coisa que aguardamos, acontece. Ou você esquece o que planejou, ou você desistiu, ou você acha que não vai dar certo. E aí que a vida vai passando e você preso no "quando" e você repara que nada aconteceu. Que você perdeu muito tempo da sua vida, planejando demais e realizando de menos. E o tempo, ele não volta. Infelizmente, você ficou preso no futuro e na palavra "quando". E nada aconteceu.

Perceberam o quanto faz mal ficar preso ao passado ou/e ao futuro? O presente está aqui, em cada minuto da nossa vida, em cada segundo. E perdemos tanto tempo presos ao que já foi e ao que poderá acontecer que esquecemos de vivê-lo! Quer? Faça! Mas faça agora! Não espere mais! Não fique planejando demais. O presente, o próprio nome já diz, é um presente. Presente esse que você deve usar agora e não guardar ou usar mais tarde. Vista-se de presente. Vá em busca do que você quer, agora. Não amanhã. Não depois. É agora! Temos que parar de ficar querendo reviver passado, ou esperar sentados pelo futuro. Você só vai esquecer do passado vivendo o presente. E só vai construir o futuro, vivendo o agora. Abra-se para o presente, dê a cara a bater. Não se vive de passado, nem de futuro. Se vive de presente! Nos preocupamos demais com o que fizemos e com o que faremos! Se preocupe com o presente, ele você não conseguirá recuperar... O ser humano e essa estranha e tola mania de não se preocupar com o presente...


Vamos viver nosso presente? Ele dura tão pouco! Daqui um segundo é futuro e o segundo que passou já é passado. Gostou? Compartilha ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário