sexta-feira, 3 de julho de 2015

Toma Lá, Dá Cá!



Muitas vezes nessa vida somos feitos de gato e sapato pelas pessoas. Seja fazer favores e não recebermos um 'muito obrigado'. Ou agradar alguém e não recebermos valor por isso. Ou até mesmo, sermos humilhados e tratados mal e ficarmos quietos e aceitarmos a desculpa da pessoa. Aí ela vai e faz de novo. E de novo você desculpa e trata a pessoa bem. Você já passou por isso? Pois eu já e por muitas vezes na vida. Sempre banquei a trouxa que perdoa tudo e fica bem com a pessoa mesmo ela me chamando, até mesmo na minha cara, de burra ou me espezinhando. Era dessas. ERA! E-R-A! E Érre A! ERA! Agora não sou mais, mudei de vida, me libertei.

Pois bem, eu era sempre aquela que perdoava tudo e fazia a egípcia*. ''Ai o ser humano erra mesmo, pera vou perdoar!". Perdoava sim. Aí a pessoa fazia de novo, fazia umas 1500 vezes e eu o quê? Isso Brasil, perdoava. Por quê? Simplesmente porque gostava da pessoa. Ou da amizade dela. Mesmo ela me traindo mais que Judas traiu Jesus. E o que era pior, não falava pra pessoa que ela tava errada, que ela errou comigo e pisou na bola. Simplesmente perdoava e pronto e acabou. Nem discutia. E quando não foram as inúmeras vezes em que a pessoa errou e eu conseguia ter a capacidade de transformar a pessoa em vítima e eu a bruxa má? "Tu era burra hein?", pensa você caro leitor. Mas a questão não é burrice não. Pessoas que não devolvem na mesma moeda, ou perdoam demais, tem algo chamado: medo da perda. De perder a pessoa. E a gente sofre. Dói demais. Primeiro pela mágoa que alguém que nos causou e em segundo, medo de não perdoar e a pessoa sair da nossa vida.

Levei tanto na cara de perdoar e não falar pra pessoa. Ou até mesmo ser ofendida e só chorar em vez de devolver a ofensa, que me tornei uma pessoa extremamente Toma Lá, Dá Cá. Falou? Ofendeu? Xingou? Agiu de alguma forma que me magoou? Opa, falo na hora o que a pessoa fez e retruco. Não deixo ninguém mais me colocar pra baixo ou me espezinhar. Assim como a pessoa não teve medo e nem receio de me perder me ofendendo, também não terei com ela. E aos poucos fui percebendo quantas pessoas são assim também. Sentimentais, sensíveis. Mas aí pergunto a vocês que não se curaram desse mal: a pessoa vale mais a pena que seu amor próprio e sua auto estima?

Agora respondo a pergunta do parágrafo anterior: NÃO! Não vale a pena. Você vale mais. Não deixe ninguém te deixar pra baixo e você simplesmente se calar. Você não merece isso. Não tenha medo que a pessoa que te ofendeu, te xingou, te magoou saia da sua vida. Afinal de contas, se ela tivesse a mesma consideração por você, que você tem por ela, ela não te magoaria de forma alguma. Assim como você pensaria mil vezes em magoar ela, ela não pensou nem meia vez em te magoar. Alguém assim não vale a pena. Seja amor ou amigo. Pessoas que gostam de você, de verdade, não te magoam, nem te entristecem, te fazem sorrir. Retruque. Saiba pagar na mesma moeda. Ignore, quem te ignorou. Xingue, quem te xingou. Se ame sempre mais. Você não merece ficar aí sofrendo pela falta de consideração alheia. Deu, levou. Simples. Pronto. E acabou. Garanto que as pessoas que te deixaram pra baixo sentirão falta de quem você era. Mas não volte a ser. Você fica muito melhor se amando e tratando cada qual como merece. Trate as pessoas como elas fizerem por merecer. Toma lá, dá cá.



Aprendeu? Já sabe né? Fez pra você, devolva na mesma moeda. Chega de dezenas de perdões. Obrigada sempre gente! Beijos! ♥


*Egípcia: Se fingir de estátua, fingir que não está reparando nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário